Reflexão sobre a educação no Brasil

O mundo vive em uma constante evolução. Isso é um fato, como também é inerente a qualquer indivíduo, identificar e assimilar as mudanças que estão ao seu redor. Por conta disso, fomentamos a criatividade e criamos inovações para solucionar as dificuldades do dia a dia.

Sabemos que a educação é o maior agente de transformação de uma nação e, assim como o ser humano, ela tem de estar em constante evolução. Sabemos, também, que 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas e isso pode atrapalhar a aprendizagem do aluno em toda sua vida escolar.

O futuro do nosso país depende de uma educação forte, eficiente e democrática, onde o aprendizado possa chegar tanto para o aluno de grandes cidades como também, para o aluno de pequenos vilarejos, que tem na aprendizagem, uma esperança para melhorar sua condição e qualidade de vida.

Se o homem das cavernas demorou séculos para descobrir o fogo, atualmente, as crianças já nascem conectadas. Bebês que mal aprenderam a andar, já sabem destravar smartphones. Meninos e meninas que ontem descobriram as primeiras letras, hoje já estão postando no Facebook e compartilhando fotos no Instagram.

Diante desse cenário, no qual cada dia novas informações e conhecimentos são comuns, é inevitável o surgimento de um embate com o modelo de educação básica no Brasil, que há mais de meio século se mantém dentro das mesmas diretrizes, sem nenhuma evolução concreta.

Se há 60 anos já era um desafio da escola formal manter a atenção e o interesse de alunos que não tinham em mãos ferramentas que os dispersassem, hoje em dia, essa tarefa se tornou impossível, uma vez que a lousa e o giz competem com iPhones e Androids, recheados de aplicativos e jogos extremamente atrativos.

Diante desse cenário, é inevitável repensar o modelo de educação básica no Brasil, visando a introduzir, na sala de aula, a tecnologia digital que está no mundo letrado. A educação, hoje, precisa adquirir um novo formato, no qual a comunicação com professor, aluno e família esteja presente dentro e fora da escola formal.

A tecnologia pode e deve facilitar este trabalho, instigando a troca de informações e conhecimento, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada aprendiz.

A educação deve trazer para as salas de aulas metodologias de ensino que utilizem das novas mídias, de objetos digitais, de jogos educativos e de integração reflexiva nas redes sociais.

Há um trabalho analítico e criativo que deve ser iniciado para se adaptar aos novos tempos, trazendo para as salas de aulas, ações pedagógicas que estimulem os alunos a interagir entre si e buscar o aprendizado de forma natural, lúdica e intuitiva. Um trabalho onde o aprendizado possa chegar tanto para o aluno, nas grandes cidades, como também para aluno nas áreas remotas. Um trabalho que considere a educação como o maior agente de transformação do mundo em que vivemos…

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